Teologia

Curso de Formação em Teologia

O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil é uma instituição educacional da esfera eclesiástica, associada à ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos) e à ABIBET (Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico). Os nossos cursos não possuem nenhum vínculo com o Ministério da Educação ou são por ele credenciados, autorizados, reconhecidos ou submetidos à avaliação do Poder Público. Aos concluintes dos estudos aqui realizados, desde a vigência da lei 9.394/96 (LDB), o possível aproveitamento dos estudos aqui realizados, em cursos reconhecidos, poderá ser feito com base em experiência extra-escolar (inciso X do Art. 3ª ou § 2ª do Art. 47 da LDB) ou em conformidade com o Parecer CNE/CES 63 de 19 fev. 2004, conforme aplicável.

O Curso Eclesiástico Livre de Formação em Teologia do STBNB tem como finalidade precípua a formação de profissionais vocacionados para o exercício do ministério pastoral e para liderança das igrejas em outros ministérios que exigem um conhecimento bíblico e teológico aprimorado. O Curso tem a duração de, no mínimo, 4 anos e, no máximo, 8 anos.

Documentos Exigidos

  • Formulário próprio de pedido de inscrição;
  • Certificado de conclusão do 2º grau, acompanhado da ficha 19 (histórico escolar), com visto de autenticidade e regularidade;
  • Três fotografias recentes 3 x 4;
  • Carta de Recomendação da Igreja da qual é membro, em formulário próprio do Seminário, com reconhecimento de firmas do Pastor. O candidato deverá ser Documento “Compromisso” , devidamente assinado;
  • Cópias dos documentos: Certidão de Casamento ou Nascimento, Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor com o comprovante de voto da última eleição ou justificativa, Carteira de Reservista (para homens), Ata da cerimônia de imposição de mãos (para pastores).
  • Resumo autobiográfico com ênfase nas experiências de conversão, chamada e trabalhos.

Matrícula de Novos Alunos

A matrícula é feita semestralmente, nas secretarias de cada curso, seguindo-se seqüencialmente as normas e exigências para a sua confirmação. O candidato a novo aluno deverá encaminhar ao Seminário os documentos exigidos, observando-se as datas constantes no calendário. A Secretaria Geral informará ao novo aluno sobre o seu processo de admissão. A documentação incompleta prejudica a tramitação do processo de admissão, retardando a resposta ou até mesmo impedindo a matrícula pretendida. Após aprovação da documentação apresentada, o candidato, que deverá se apresentar nas datas já estabelecidas para receber orientação sobre a matrícula. Somente após o cumprimento destes itens preliminares é que o novo aluno poderá se matricular, devendo iniciar o processo de matrícula, obtendo na Secretaria do curso o formulário próprio, a relação de disciplinas a cursar no semestre, com o total de créditos a pagar na Coordenação Financeira, o Contrato de Locação de Serviços Educacionais, e o Compromisso de Responsabilidade para alunos residentes. O pagamento a ser feito por ocasião da matrícula, incluirá as taxas de ensino, de expediente, do DASG (Diretório Acadêmico Salomão Ginsburg) e de formatura, correspondendo ao pagamento da primeira parcela do semestre letivo. Apenas a taxa de expediente não será paga com as parcelas subsequentes. Com exceção do pagamento feito por ocasião da matrícula, referente à primeira parcela, haverá um desconto de 5% (cinco por cento) para os valores pagos adiantadamente até a data determinada no calendário escolar. Por último o aluno assinará o livro de matrícula no local previamente determinado.

Entrevista

Ao entregar a documentação o candidato deverá marcar na Secretaria Geral, a sua entrevista. 

Docentes

André Luiz Holanda ( Ver Currículo )
Enivalda Vieira dos Santos Rezende ( Ver Currículo )
Flávio Germano de Sena Teixeira
João Ferreira Santos ( Ver Currículo )
Linaldo de Souza Guerra ( Ver Currículo )
Maelite de Araújo Leite
Marcelo Ximenes
Marcos Antônio Miranda Bittencourt ( Ver Currículo )
Maria Betânia Melo de Araújo ( Ver Currículo )
Ney Silva Ladeia 
Paulo Cavalcanti 
Ronaldo Robson Luiz ( Ver Currículo )
Rebecka Rabelo 
Wellington Barbosa de Oliveira ( Ver Currículo )
Zaqueu Moreira de Oliveira ( Ver Currículo )