Curso de Teologia

CURSO DE TEOLOGIA

 

MANUAL DO ALUNO STBNB

Manual do Aluno STBNB

 

LISTA OFICIAL DE APROVADOS DO VESTIBULAR 2018.2 DE TEOLOGIA

Resultado Oficial de Aprovados - Teologia 2018.2.pdf

 

GABARITO OFICIAL DA PROVA DE TEOLOGIA

Gabarito Oficial - Teologia.pdf

 

Ênfase e Objetivos do Curso

 

ÊNFASE

Formação bíblico-teológica em diálogo com as ciências humanas e sociais.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

GERAL

 

Formar bacharéis em Teologia, seja para a prática pastoral, seja para uma formação intelectual mais ampla, com conhecimentos bíblico-teológicos, bem como com habilidades técnico-científicas que permitam o diálogo com as ciências humanas e sociais, atendendo os princípios que norteiam a filosofia do ensino superior e as demandas da sociedade.

 

ESPECÍFICOS

 

1. Proporcionar uma visão panorâmica das diversas áreas da teologia, bem como das diferentes perspectivas contemporâneas, visando à formação de profissionais preparados para odiálogo com diferentes tradições e diversas correntes de pensamento.

 

2.Oferecer instrumentos teológicos, hermenêuticos e metodológicos que capacitem o/a teólogo/a  no desempenho das atividades da pregação e interpretação dos textos sagrados; na prática do aconselhamento pastoral, incluindo o apoio em situação de crises e catástrofes sociais; na utilização da educação cristã, tendo em vista o processo de desenvolvimento dos membros das comunidades; e na organização e edificação da igreja, no tocante ao cumprimento da missão e exercício dos seus múltiplos ministérios.

 

3.Desenvolver uma linha criteriosa de pensamento reflexivo, que permita o estudante fazer uma leitura teológica dos problemas humanos a partir do contexto em que o ser humano  se acha inserido.

 

4. Desenvolver de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão como instrumentos propulsores da criação, disseminação e aplicação de conhecimentos teológicos.

 

5. Promover a interdisciplinaridade objetivando a articulação entre a contextualização histórica e cultural e a interpretação e aplicação das verdades eternas, fundamentados no fato de que disciplinas como filosofia, história, psicologia e sociologia, antropologia e outras ciências sociais, servem como subsídios ao conhecimento da revelação divina e ao preparo do futuro teólogo.

 

6. Analisar as doutrinas cristãs à luz do contexto brasileiro e latino-americano, considerando a cultura dos povos como um produto humano que deve ser respeitado e preservado desde que não contrarie os ensinamentos da Escritura e os valores disseminados no Reino Deus.

 

7. Promover a formação da consciência política cidadã, incentivando a consciência ecológica, as conquistas dos direitos humanos e os avanços tecnológicos que concorrem para a melhoria da qualidade de vida.

 

8.Equipar o estudante com condições de se tornar um agente de transformação social, através do testemunho e práticas cristãs pelo agir moral e ético, comprometido com a justiça social e capaz de refletir criticamente sobre questões contemporâneas que envolvem o ministério pastoral.

 

9. Estimular e promover a formação continuada sabendo que ela representa uma ferramenta indispensável para o crescimento e atualização do Corpo Docente.

 

MATRIZ CURRICULAR

Curso de Bacharelado em Teologia

Primeiro Ano

Primeiro Semestre

Segundo Semestre

Componente Curricular

Carga Horária

Componente Curricular

Carga Horária

Práticas de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa

60

Filosofia Aplicada a Teologia

60

Introdução a Filosofia

60

Introdução a Teologia

60

Introdução a Bíblia

60

Introdução a Sociologia

60

Metodologia da Pesquisa Científica

30

Antigo Testamento I

60

Introdução a Psicologia

60

Hebraico

60

Panorama Batista

30

Práticas Ministeriais

30

Total de horas do semestre

300

Total de horas do semestre

330

Segundo Ano

Terceiro Semestre

Quarto Semestre

Componente Curricular

Carga Horária

Componente Curricular

Carga Horária

Novo Testamento I

60

Novo Testamento II

60

Hermenêutica Bíblica

60

Homilética

60

Antigo Testamento II

60

Estágio I – Missões

50

História do Cristianismo I

60

História do Cristianismo II

60

Fundamentos de Missiologia

60

Exegese do Antigo Testamento

60

Sociologia da Religião

30

Teologia Bíblica do Antigo Testamento

60

Total de horas do semestre

330

Total de horas do semestre

350

Terceiro Ano

Quinto Semestre

Sexto Semestre

Componente Curricular

Carga Horária

Componente Curricular

Carga Horária

Grego I

60

Grego II

60

Psicologia da Religião

60

Teologia Sistemática II

60

Filosofia da Religião

60

Exegese do Novo Testamento

60

Teologia Sistemática I

60

Aconselhamento Pastoral

60

Teologia Bíblica do Novo Testamento

60

Estágio III – Serviço Social Cristão

50

Estágio II – Educação Religiosa

50

TCC I – Projeto de Pesquisa

50

Total de horas do semestre

350

Total de horas do semestre

340

Quarto Ano

Sétimo Semestre

Oitavo Semestre

Componente Curricular

Carga Horária

Componente Curricular

Carga Horária

História e Princípios Batistas

60

Bioética

30

Teologia Sistemática III

60

Teologia Sistemática IV

60

Administração Eclesiástica

60

Teologia Contemporânea

60

TCC II – Monografia

50

Antropologia e Missões

30

Diálogo Inter-religioso

30

Protestantismo Brasileiro

60

Ética Cristã

30

Direitos Humanos

60

Estágio IV – Aconselhamento Pastoral

50

Optativa

30

Optativa

30

 

 

Total de horas do semestre

370

Total de horas do semestre

330

 

Perfil do Egresso

Considerando o disposto no RT 205 da Constituição da República Federativa do Brasil, em que se prevê como objetivo da Educação o pleno desenvolvimento da pessoa. A convivência cidadã e a qualificação adequada para o trabalho, e o espírito que subjaz ao artigo que subjaz ao Art. 43 da LDB, no que diz respeito à Educação Superior, o curso de Bacharel em Teologia da Faculdade STBNB tem como objetivo formar pessoas que tenham capacidade de:

1.Compreender os conceitos pertinentes ao campo específico do saber teológico, demonstrando ao mesmo tempo abertura para o diálogo com diferentes tradições e diferentes correntes de pensamento.

2.Integrar várias áreas do conhecimento teológico no desempenho das atividades de interpretação dos textos sagrados, na prática da assistência pastoral e na utilização da educação cristã como instrumento a serviço do desenvolvimento dos membros das comunidades, no apoio em situação de crises e catástrofes sociais, elaborando modelos, analisando questões e interpretando dados em harmonia com o seu objeto de estudo;

3.Desenvolver uma linha criteriosa de pensamento reflexivo, que lhe permita fazer uma leitura teológica do fenômeno humano, considerando as várias dimensões de sua natureza humana, refletindo criticamente sobre sua presença do ser humano no mundo e compreendendo os seus problemas a partir do contexto geral em que se encontra inserido.

4.Desenvolver de forma integrada o ensino, a pesquisa e a extensão reconhecendo-os como instrumentos propulsores da criação, disseminação e aplicação de conhecimentos teológicos.

5. Analisar, descrever e explicar os fenômenos religiosos, articulando a religião a outras manifestações culturais, considerando a sua diversidade no processo histórico-social.

6.Promover a interdisciplinaridade, reconhecendo a contribuição de outros ramos do conhecimento, especialmente das ciências sociais como filosofia, história, psicologia, sociologia e antropologia para a compreensão do comportamento religioso do ser humano tanto na esfera individual como nas dimensões histórica e cultural.

7. Fazer reflexão e divulgação de sua compreensão teológica;

8. Desenvolver a transcendência como capacidade humana de ir além dos limites que se experimentam na existência.

9. Analisar as doutrinas cristãs à luz do contexto brasileiro e latino-americano, considerando a cultura dos povos como um produto humano que deve ser respeitado e preservado desde que não contrarie os ensinamentos das Escrituras e os valores disseminados no Reino de Deus.                                           

10. Ter formação teórica e prática que o capacite a exercer presença pública interferindo construtivamente na sociedade na perspectiva de transformação da realidade através do testemunho cristão, expresso no agir moral e ético e no comprometimento com a justiça social.

11. Promover a formação da consciência política cidadã, incentivando a consciência ecológica, as conquistas dos direitos humanos, incluindo os da pessoa deficiente, como também o uso dos recursos tecnológicos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

12. Assessorar instituições confessionais ou interconfessionais, educacionais assistenciais e promocionais em âmbito teológico, tanto na perspectiva teórica como na prática;

13. Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa dentro das exigências do rigor acadêmico e dos princípios éticos da confessionalidade;

14. Ter hábito pessoal de leitura, disciplina de estudo e motivação para prosseguir em sua formação teológica, na perspectiva da formação continuada, sabendo que ela representa uma ferramenta indispensável para o crescimento e atualização do docente.

15. Participar de conselhos e comitês interdisciplinares, como os comitês Ambientais e de Bioética, Ética em Pesquisa e Juntas de Conciliação, a partir de uma fé que se relacione com a vida, e que promova a defesa dos direitos inalienáveis do ser humano, participando e incentivando a construção permanente de uma sociedade mais justa e harmônica. 

 

 

Campo de Atuação do Profissional

 

Após a conclusão de sua graduação, o Bacharel em Teologia estará apto para atuar em:

Igrejas e Comunidades Religiosas - Exercendo liderança como pastor/a efetivo/a ou auxiliando a comunidade em uma área específica do ministério pastoral

Hospitais -Atuando no serviço de capelania ou simplesmente auxiliando através aconselhamento pastoral dirigido aos enfermos

Escolas - Assessorando a instituição na área da assistência religiosa, nos comitês de Ética em Pesquisa e de Meio Ambiente e no ensino religioso

Universidades - Atuando na área da assistência religiosa através do aconselhamento pastoral e nos comitês de Pesquisa e de Bioética

Empresas - Assessorando a área de ética e na área da assistência religiosa

Instituições de Ensino Teológico – Atuando através dos serviços de capelania, no aconselhamento pastoral e nos programas de mentoria.

Serviço de Capelania - Nas áreas militar, hospitalar e prisional.

Serviço de apoio em situações de crise e catástrofes sociais – Integrando equipes de apoio estratégico e de solidariedade.