Música

Curso de Formação em Música

O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil é uma instituição educacional da esfera eclesiástica, associada à ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos) e à ABIBET(Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico). Os nossos cursos não possuem nenhum vínculo com o Ministério da Educação ou são por ele credenciados, autorizados, reconhecidos ou submetidos à avaliação do Poder Público. Aos concluintes dos estudos aqui realizados, desde a vigência da lei 9.394/96 (LDB), o possível aproveitamento dos estudos aqui realizados, em cursos reconhecidos, poderá ser feito com base em experiência extra-escolar (inciso X do Art. 3ª ou § 2ª do Art.47 da LDB) ou em conformidade com o Parecer CNE/CES 63 de 19 fev. 2004,conforme aplicável.

O Curso Eclesiástico Livre de Formação em Música Sacra objetiva preparar vocacionados e líderes para o exercício do ministério da música sacra na igreja local. Durante o ano de 2004, um profundo estudo foi realizado resultando na mudança do currículo do nosso curso. Hoje, ele está ainda mais voltado par atender as necessidades e exigências que temos diante de nós. Todos os alunos matriculados no curso livre em Música Sacra são inseridos na área maior de estudo que é o ministério cristão. Ademais, a todos oferecemos um preparo adicional em cinco áreas: canto, composição, educação musical e regência coral.

A duração proposta para o curso, diurno e noturno, é de 4 (quatro) anos. Nesse período, os alunos poderão participar das diversas oportunidades de prática musical, como por exemplo, o Coro Sinfônico, o Coro Capela, o Coro Experimental, o Coro Oratório, o Grupo Vida Nova, Conjunto de Flauta Doce, grupos de teclado e de violão, dentre outros.

Convidamos você para conhecer mais sobre o STBNB e nosso curso de música sacra.

Documentos Exigidos

  • Formulário próprio de pedido de inscrição;
  • Certificado de conclusão do 2º grau, acompanhado da ficha 19 (histórico escolar), com visto de autenticidade e regularidade;
  • Três fotografias recentes 3 x 4;
  • Carta de Recomendação da Igreja da qual é membro, em formulário próprio do Seminário, com reconhecimento de firmas do Pastor. O candidato deverá ser Documento “Compromisso” , devidamente assinado;
  • Cópias dos documentos: Certidão de Casamento ou Nascimento, Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor com o comprovante de voto da última eleição ou justificativa, Carteira de Reservista (para homens), Ata da cerimônia de imposição de mãos (para pastores);
  • Resumo autobiográfico com ênfase nas experiências de conversão, chamada e trabalhos.

Matrícula de Novos Alunos

A matrícula é feita semestralmente, nas secretarias de cada curso, seguindo-se seqüencialmente as normas e exigências para a sua confirmação. O candidato a novo aluno deverá encaminhar ao Seminário os documentos exigidos, observando-se as datas constantes no calendário. A Secretaria Geral informará ao novo aluno sobre o seu processo de admissão. A documentação incompleta prejudica a tramitação do processo de admissão, retardando a resposta ou até mesmo impedindo a matrícula pretendida. Após aprovação da documentação apresentada, o candidato, que deverá se apresentar nas datas já estabelecidas para receber orientação sobre a matrícula. Somente após o cumprimento destes itens preliminares é que o novo aluno poderá se matricular, devendo iniciar o processo de matrícula, obtendo na Secretaria do curso o formulário próprio, a relação de disciplinas a cursar no semestre, com o total de créditos a pagar na Coordenação Financeira, o Contrato de Locação de Serviços Educacionais, e o Compromisso de Responsabilidade para alunos residentes.

O pagamento a ser feito por ocasião da matrícula, incluirá as taxas de ensino, de expediente, do DASG (Diretório Acadêmico Salomão Ginsburg) e de formatura, correspondendo ao pagamento da primeira parcela do semestre letivo. Apenas a taxa de expediente não será paga com as parcelas subsequentes. Com exceção do pagamento feito por ocasião da matrícula, referente à primeira parcela, haverá um desconto de 5% (cinco por cento) para os valores pagos adiantadamente até a data determinada no calendário escolar. Por último o aluno assinará o livro de matrícula no local previamente determinado.

Entrevista

Ao entregar a documentação o candidato deverá marcar na Secretaria Geral, a sua entrevista.

Currículo e Créditos

O estudante deverá seguir o currículo completo de seu curso, obedecendo a grade curricular e o regime de créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas teóricas em uma disciplina durante o período letivo. O aluno poderá solicitar preferencialmente no início do curso, aproveitamento de créditos em disciplinas cursadas em outro Seminário do mesmo nível, cujo curso esteja de acordo com os padrões exigidos pela ASTE ou ABIBETE, ou ainda, instituição educacional secular credenciada. Para obter dispensa de disciplinas, o aluno deverá apresentar requerimento (formulário próprio do STBNB) para cada disciplina, com comprovante da taxa prevista, anexando os seguintes documentos: l) Requerimento apropriado para cada disciplina, com a taxa devidamente paga; 2) Histórico escolar oficial fornecido pelo estabelecimento onde estudou; 3) Cópia em papel timbrado dos programas das disciplinas para as quais requer dispensa, com as respectivas cargas horárias. O limite máximo para aproveitamento é 50 (cinqüenta) créditos, desde que atendidas as exigências previstas, e o aluno cumpra o limite mínimo (um ano) exigido para a conclusão do curso. Cada processo deverá ser analisado levando em consideração a carga horária e o conteúdo programático.

Desistência

O aluno que deixar de matricular-se a cada início de semestre sem que lhe tenha sido concedido trancamento de matrícula, será automaticamente desligado do corpo discente do STBNB, o que caracteriza abandono de curso a ser registrado em histórico escolar. De igual modo, a desistência, após a data fixada no Calendário Escolar, de qualquer disciplina ou em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado, implicará em reprovação e registro em histórico escolar, ficando a obrigação de quitar as mensalidades do semestre letivo e encargos financeiros previstos no Contrato.

Retorno

O aluno que retornar ao Seminário após qualquer período de interrupção nos estudos, excetuando-se o amparado por trancamento de matrícula, poderá ser aceito sob as condições que estiverem em vigor na ocasião, e não sob as que prevaleciam quando vinculado anteriormente à instituição. Deverá, portanto, submeter-se ao currículo em vigor e às outras exigências que se fizerem necessárias.

Exame Especial

Ao iniciar o curso, qualquer aluno que se considere apto, pode requerer Exame Especial, em Língua Portuguesa, Teoria Musical I e II, Classe de Piano I e II. Esse procedimento deverá acontecer no 1º semestre letivo do novo aluno, por se tratar de disciplinas que são pré-requisitos para outras disciplinas mais avançadas. Se aprovado, o crédito será concedido sem que tenha cursar a disciplina durante o semestre letivo. A nota registrada no histórico escolar será a nota do exame especial. O aluno deverá fazer um requerimento para cada disciplina e pagar o valor correspondente.

Moradia

O Seminário mantém um sistema de residência para solteiros e pequenos apartamentos para casados, destinados a candidatos que vêm de outros estados ou de cidades fora do Grande Recife. A reserva é feita no ato da inscrição, com o preenchimento do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE MORADIA, dependendo de vaga, obedecendo-se a ordem de solicitação. Não é responsabilidade do Seminário a prestação de serviços referentes a alimentação, embora haja no campus um refeitório e uma cantina sob a direção de terceiros. A orientação e regulamentos para residência tanto para solteiros como para casados estão no MANUAL DO ALUNO, que será entregue posteriormente por ocasião da ORIENTAÇÃO PARA MATRÍCULA.

Docentes

Apolônio Guilherme de Ataide Júnior ( Ver Currículo )
Armindo de Araújo Ferreira ( Ver Currículo )
Dayse Christina Gomes da Silva Mendes ( Ver Currículo )
Elizete do Amaral Galvão Santos
Gerônimo Brito Vieira ( Ver Currículo )
Jorge Monteiro Arruda ( Ver Currículo )
Keila Guimarães de Campos
Lenilda da Silva
Luciana Bezerra Silva ( Ver Currículo )
Marceli Silveira de Lima Seabra
Robson Rodrigues Ribeiro ( Ver Currículo )
Valdiene Carneiro Pereira ( Ver Currículo )